quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Mitos das complicações do Diabetes

a)
Algumas pessoas acreditam que aumentar a quantidade da comida numa refeição que antecede uma atividade física, pode evitar uma hipoglicemia posterior.
Mas isso não é uma prática recomendável.
Não há garantias de que a hipoglicemia vai ocorrer, e ao aumentar a alimentação, o controle metabólico pode ser prejudicado e favorecer o ganho de peso.
E vale lembrar que a hipoglicemia é um momento em que o corpo está debilitado e as funções normais não estão plenas, por isso o prazer da alimentação também fica prejudicado. Ou seja, o correto é sempre monitorar a glicemia, e ser acompanhado pelos profissionais competentes.

b)
        Há um mito de que todo alimento que seja alta fonte de proteína deva ser retirado da dieta do paciente, quando ela está com nefronpatia.
        Não há uma redução total, mas sim, drástica, já que pacientes com diabetes têm uma alimentação rica em proteínas.
        A dieta deve ser calculada por um(a) nutricionista, não se esquecendo que são levadas em conta as proteínas vegetal e animal.

c)
        Outro erro que as pessoas geralmente cometem é em relação os produtos light e diet. Acreditam que por consumirem estes produtos, as gordura e o açúcar, respectivamente, presentes na corrente sanguínea vão baixar seus níveis.
        Produtos light são aqueles que possuem uma redução de no mínimo 25% de algum dos seus ingredientes, não especificamente a gordura.
        Já os produtos diet possuem a exclusão de um ingrediente, não especificamente o açúcar.
        E ainda, é necessário levar em conta que o controle desses níveis está relacionando com o metabolismo de cada um, e até mesmo com o aspecto genético.
       
*As explicações bioquímicas para esses eventos serão postadas em breve. Enquanto isso, espero que cada um vá pensando e criando suas teorias!

Referências:
http://www.diabetes.org/

Ana Luiza Campos, 10/0053947.

Nenhum comentário:

Postar um comentário