Os homens com diabetes tipo I podem ser capazes de estimular suas próprias células produtoras de insulina a partir de seu tecido testicular, concluíram pesquisadores do Centro Médico da Universidade Georgetown (GUMC).
Após relizaremn experiências com animais provaram, que as células-tronco espermatogônias (SSC- spermatogonial stem cells), extraídas do tecido testicular, podem se transformar em células secrettoras de insulina (céulas beta) normalmente encontradas nas ilhotas de Langerhans, no pâncreas.
Dado o progresso contínuo da pesquisa, proporcionar uma solução única para tratamento de indivíduos com diabetes tipo I (diabetes juvenil), poderá ser possível.
Como os SSC já tem os genes necessários para se tornarem células-tronco embrionárias, não é necessário adicionar qualquer gene novo para persuadi-los a se transformar em células progenitoras destes. Os pesquisadores descobriram que fora dos testículos, estas células ficam confusas e formam os três folhetos embrionários em algumas semanas.
A experiência:
A equipe tomou um grama de tecido de testículos humanos e produziu cerca de um milhão de células-tronco em laboratório. Essas células apresentaram muitos dos marcadores biológicos que caracterizam células beta normais.
Depois eles transplantaram essas células na parte imunológica deficiente de camundongos diabéticos e conseguiram diminuir os níveis de glicose nos ratos por aproximadamente uma semana, demonstrando que as células estavam produzindo insulina suficiente para reduzir a hiperglicemia.
Referências:
Amanda da Cunha Gomes
Nenhum comentário:
Postar um comentário