Muitas são as dúvidas sobre alimentação de diabéticos, porém possuir essa doença não é sinônimo de restrição alimentar. Os portadores de diabetes sabem que devem ter uma alimentação mais balanceada, com alimentos de maior qualidade nutricional e equilibrar na quantidade. Pode-se comer praticamente de tudo, entretanto tem que ser orientado para saber que entre os diversos alimentos, existem aqueles que possuem componentes energéticos capazes de aumentar mais a glicemia do que outros.
Em geral os alimentos que consumimos sofrem diversas transformações no organismo que faz do alimento a nossa fonte de energia, que é a glicose. Energia a qual permite que possamos realizar todas as atividades do nosso dia-a-dia. Já no organismo diabético, o que ocorre é uma deficiência na utilização da glicose em nosso corpo. Portanto o que se come e como se come são de fundamental importância para o bom funcionamento do organismo. Assim quanto menor for a quantidade de alimento ingerido de cada vez, mais fácil a assimilação e o aproveitamento da glicose presente nos alimentos consumidos.
Para a alimentação:
-Tomar cuidado com os carboidratos. No consumo destes, preferir os integrais, que possuem fibras alimentares capazes de ajudar a liberar o açúcar no sangue aos poucos e controlar a sobra de açúcar no sangue.
-Regrar o consumo de açúcar e derivados.
-Ingerir frutas de preferência com casca e de 3 em 3 horas.
-Vegetais tem bastante importância na dieta e podem ser consumidos livremente
-Prefira adoçantes
Dica:
Alimentos light são aqueles que apresentam 25% a menos de um dos seus componentes. Já os alimentos diet são aqueles que apresentam um de seus componentes reduzido totalmente. Portanto para os diabéticos é indicado o alimento diet, que possui total redução do açúcar.
Larissa Peniche
Nenhum comentário:
Postar um comentário