terça-feira, 18 de janeiro de 2011

“Como a diabetes consegue influenciar o sistema imunológico, provocando o aparecimento de doenças auto-imunes como o lúpus eritematoso sistêmico que foi citado?”

A diabetes não afeta especificamente o sistema imunológico no geral, porém pode influenciar a um quadro de LES (Lúpus Eritematoso Sistêmico ).  
Tal pergunta exige uma analise investigativa do LES (Lúpus Eritematoso Sistêmico) e das particulares funcionais dos rins em pacientes diabéticos.
Para um paciente diabético, que não possui controle da doença ou não realiza os procedimentos essenciais, há possibilidade de uma patologia relacionada a diabetes levar a outra patologia , com isso a funcionalidade de vários órgãos fica comprometida. A diabetes pode levar a um quadro de HAS (Hipertensão Arterial Sistêmica), por causa da adesão plaquetária associada ao excesso de glicose no sangue.Além disso, a diabetes  pode gerar um quadro de uremia, pois com a necessidade de eliminar-se glicose os rins acabam perdendo sua funcionalidade e tendendo a provocar um excesso de uréia no sangue o que pode levar também a uma glomerulonefrite.
A glomerulonefrite e o HAS são fatores que podem levar a um quadro de LES, ou também o LES pode ajudar no desenvolvimento dessas duas doenças em pacientes diabéticos, pois o LES irá afetar os rins o que pode causar problemáticas para pacientes diabéticos que não possuem uma funcionalidade ideal dos rins.
http://www.fmrp.usp.br/revista/2003/36n2e4/31manifestacoes_clinicas_lupus_eritematoso.pdf

Grupo de Bioquímica da Diabetes

Nenhum comentário:

Postar um comentário