A hipoglicemia é a queda no nível glicêmico sanguíneo atingindo valores muito abaixo da normalglicemia. Esta é uma situação em que ocorre com maior freqüência nos diabéticos tipo 1 e ela é principalmente associada a erros e irregularidades alimentares, a atividade física excessiva, má execução da insulinoterapia e ingestão de bebida alcoólica.
Os portadores de diabetes mellitus tipo 1 (DM1), em hipoglicemia, podem ter valores glicêmicos entre 50 e 60 mg/dL em até 10% do tempo; hipoglicemias sintomáticas várias vezes por semana. Hipoglicemias graves com perda de consciência, convulsões e coma a cada um ou dois anos. Estes dados nos mostram a extrema dificuldade dos diabéticos manterem sua glicemia.
No estado hipoglicêmico a secreção de glucagon passa a não ter sua ativação da forma esperada, o que sugere um problema com a sinalização e não da estrutura da célula-alfa. A adrenalina e o glucagon estimulam a glicogenólise e a gliconeogênese, e a interação entre a metabolização do glicogênio e a gliconeogênese, em harmonia, possibilita rápida recuperação de hipoglicemia. Em média 15 gramas de carboidrato aumentam a glicemia em 40 a 50 mg/dL;
A adrenalina secretada pela medúla adrenal resulta em uma maior produção hepática de glicose e uma diminuição de captação nos tecidos extra-hepáticos, além de ajudar na percepção dos sintomas e contribuir para diminuição de secreção de insulina por meio do mecanismo chamado α-adrenérgico. Seu papel torna-se crítico quando a secreção de glucagon é insuficiente.
Na maioria dos casos de coma hipoglicêmico a recuperação das funções cerebrais é completa. Entretanto nas crianças pode haver seqüela permanente, como déficit neurológico significativo.
Durante algumas atividades de risco é importante estar preparado para a ocorrência de uma possível queda glicêmica; em especial a direção veicular pode resultar acidentes com o paciente e terceiros, além de lesão de propriedade, motivo pelo qual pessoas com diabetes devem ser orientadas quanto aos cuidados na direção de veículos.
Hiperglicemia- Acima de 160mg/dl
Normoglicemia- *Entre 60mg/dl e 160mg/dl
Hipoglicemia- Abaixo de 60mg/dl
Sintomas neuroautonômicos (causados pela resposta autonômica) | Sintomas neuroglicopênicos (causados pela concentração reduzida de glicose no SNC) |
Falta de estabilidade, tremor Ansiedade Nervosismo Palpitações Sudorese Pele pegajosa Boca seca Fome Palidez Dilatação da pupila | Sensações estranhas (calor, formigamentos) Irritabilidade Confusão mental Dificuldade de raciocínio Dificuldade de fala Visão borrada Ataxia Parestesias Dor de cabeça Confusão mental Convulsão Coma Morte |
Referências:
-http://www.diabetes.org.br
-http://www.scielo.org/php/index.php
Nenhum comentário:
Postar um comentário