domingo, 23 de janeiro de 2011

Consumo de fibras para prevenção e tratamento de Diabetes.


Sabe-se que para uma melhora significativa da diabetes algumas modificações precisam ser feitas. Maior prática de exercícios, perda de peso, dieta adequada (controle de alimentos com altos níveis glicêmicos), e o que entra em específico estudo: consumo de fibras dietéticas. Mostra-se que as fibras possuem o poder tanto de prevenir quanto de tratar a diabetes tipo 2.
A diabetes está intimamente relacionada a síndrome metabólica. Essa síndrome pode ser classificada entre tantas vertentes como: obesidade abdominal, hiperglicemia de jejum, pressão arterial elevada,triglicerídeos elevados, HDL reduzido. Com a avanço da síndrome pode-se acabar gerando uma exaustão das células beta do pâncreas e uma deficiência na produção da insulina, desenvolvendo conseqüentemente uma intolerância a glicose. Intolerância a qual pode vir a desenvolver uma diabetes.
As fibras, definidas como parte do alimento vegetal não digerida, podem ser classificadas de duas formas em relação à solubilidade: solúveis e insolúveis. As solúveis são as pectinas, gomas, mucilagens e polissacarídeos de armazenagem, presentes em alimentos como frutas, vegetais e farelo de aveia. Já as insolúveis são a celulose, as hemiceluloses e a lignina, encontradas em legumes, cereais, arroz e centeio.
Em estudos realizados em pessoas saudáveis, testes pós-prandiais (após refeição) mostraram influência das fibras solúveis. O beta-glucano diminui as respostas pós-prandiais de insulina e glicose, psyllium diminui concentrações de glicose e insulina no sangue, o goma-guar mostrou redução de níveis pós-prandiais de insulina e concentração de glicose. Já estudos realizados em indivíduos saudáveis, as fibras insolúveis não apresentaram resultados significantes nessa área.
De tal forma, as fibras solúveis são indicadas na prevenção e tratamento da diabetes. Isso pelo fato das fibras solúveis apresentarem uma resposta benéfica pós-prandial da insulina e da glicose. Essa fibras apresentam um grau de viscosidade que abaixa a taxa de absorção da digestão e dos carboidratos. Isso pelo fato de ocorrer uma lentidão na mistura do que contém no lúmen intestinal, resultando atraso na difusão e contato entre enzimas e substrato.
                Portanto é de grande significado a influência das fibras na prevenção e tratamento da Diabetes tipo 2, sendo então recomendado uma alimentação que tenha em sua composição um valor mínimo de 25g de fibras (solúveis).

Larissa Peniche.



Nenhum comentário:

Postar um comentário