sábado, 4 de dezembro de 2010

DIABETES TIPO I



A diabetes tipo 1 é uma doença auto imune,  ou seja os  linfócitos T entendem  que as células beta produtoras de insulina, são um tipo de corpo estranho passando a eliminá-las do corpo. Infelizmente a pessoa que sofre com esse “erro” do sistema imunitário passa a não conseguir  que a glicose entre nas células, o que pode gerar uma serie de problemas para o pessoa .
Primeiramente, o problema será que o corpo da pessoa precisará de maior demanda de água para eliminar através da urina todo o excesso de glicose do sangue, o que pode trazer sede e freqüentes idas ao banheiro.
Posteriormente, o corpo necessitara de energia para que as principais relações metabólicas sejam realizadas, com isso a pessoa passa a ingerir maior quantidade de alimentos e o corpo passa a utilizar a queima de gordura, para que esta possa suprir com suas atividades essenciais Porém, com a queima de gordura são liberadas as cetonas, compostos que em grande quantidade no corpo podem ser tóxicos, transformando um quadro clinico de diabetes em também cetoacidose.
A cetoacidose pode levar até ao coma da pessoa, começando com sintomas iniciais de mau hálito e náusea, com ainda os sintomas já apresentados de diabetes tipo 1.
 A tendência de obter a diabetes tipo 1 pode esta ligada com os fatores de risco herdados dos pais. Portanto, devo lembrar que realizar exames freqüentes de sangue para a investigação clinica  é primordial para o estabelecimento de boa qualidade de vida e saúde. No caso da diabetes tipo 1 deve-se analisar esses sintomas e realizar exames  principalmente em crianças e adolescentes.
O uso de insulina para a pessoa portadora de diabetes tipo 1 é essencial , pois a insulina sintética evitará que os portadores sofram com sintomas já apresentados.
Jordanna Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário