Sabe-se que muitos são os cuidados que se devem tomar ao ser diabético. Entre eles está o cuidado com os pés. Cuidar dos membros inferiores é de extrema importância, pois a falta de devidos cuidados pode acabar levando o portador a amputação de seus membros.
Devido as altas taxas de açúcar no sangue, o portador de diabetes está mais suscetível a obter problemas nos pés, como a neuropatia e doença arterial periférica. A primeira provoca na pessoa a falta de sensibilidade nos pés. Ela perde a noção de variações térmicas, não consegue perceber o quente nem o frio. Isso facilita portanto o aparecimento de feridas. Já a doença arterial periférica, provoca a má circulação nos pés e nas pernas. Isso devido a obstrução de vasos sanguíneos por placas de gordura, trazendo assim dificuldades para a cicatrização de qualquer machucado. O mecanismo é que com a pouca passagem de sangue nesses membros, células de defesa como os glóbulos brancos, não são capazes de curar ferimentos. Os sintomas para esses males são dormência, cãibras, formigamento, queimação e a falta de sensibilidade.
Não são em todos os portadores de diabetes que isso ocorre, entretanto para que isso não aconteça deve-se cuidar diariamente de seu corpo.Os cuidados para evitar feridas são: olhar diariamente os pés para ver se não tem machucados, hidratar (evitando fissuras), cortar as unhas quadradas evitando que elas encravem, usar sapatos e meias que não machuquem nem apertem os pés, e principalmente procurar podólogos para tratar os pés.Com os cuidados sendo tomados de forma correta e diariamente é possível levar uma vida com diabetes sem ter danos tão graves.
Larissa Peniche
Nenhum comentário:
Postar um comentário